Embuchamento de eixo

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Embuchamento de eixo

É de conhecimento geral que com o tempo os acessórios que compõe o sistema de suspensão de seu veículo vão se desgastando. As más condições da via, direção incorreta do condutor em lombadas e buracos e até mesmo a falta de calibração dos pneus podem acarretar na troca de peças. É justamente para evitar esses impactos e danos que o serviço de embuchamento de eixo é realizado.

Também conhecido como bucha de manga de eixo, o sistema tem como principais funções reduzir os atritos e amortecer os choques. Além disso, ele é capaz de garantir que os acessórios que compõe a suspensão veicular operem com maior eficiência restaurando as suas condições de uso e evitando o seu desgaste.

Para garantir que o sistema de embuchamento de eixo funcione de maneira correta, é indispensável realizar o serviço com profissionais experientes e equipamentos de qualidade. Assim, escolher buchas feitas de materiais de alta resistência pode garantir a funcionalidade do veículo e a sua própria segurança.

Confira, a seguir, os principais materiais de buchas:

  • Bronze: Material altamente resistente a impactos, choques, desgaste e corrosão. Além disso, apresenta uma longa vida útil;
  • Ferro fundido: Fabricado por meio de fundição contínua, o material é isento de impurezas e apresenta grande estanqueidade. Além disso, ele apresenta maior amortecimento de vibrações e pode ser submetido a tratamentos térmicos;
  • Celeron: Matéria-prima termorrígida com baixo coeficiente de atrito;
  • Metal patente: Apresenta resistência a abrasão, baixo coeficiente de fricção e longa vida útil;

Assim como qualquer outro equipamento, o embuchamento de eixo também precisa passa por manutenção regularmente. Durante esse processo, é importante realizar a troca de buchas, feixe de molas, pinos e arruelas.

Devido a precariedade das vias brasileiras, é recomendado que a manutenção do embuchamento de eixo seja realizada a cada seis meses. No entanto, caso encontre falhas no sistema de suspensão é importante procurar ajuda técnica para evitar danos graves ao veículo.

Por fim, lembre-se: Garantir que o embuchamento de eixo esteja funcionando da maneira correta é essencial para evitar a ocorrência de acidentes causados por falhas técnicas e aumentar a segurança do condutor e de todos que usam as vias.

O que é a suspensão veicular

Como já citado, o serviço de embuchamento de eixo está diretamente ligado com o aumento do desempenho e durabilidade da suspensão veicular. Nesse ínterim, é importante saber quais os tipos mais comuns do sistema e como eles funcionam:

Tipos de suspensão

Suspensão eixo rígido: Utilizado principalmente no eixo traseiro de veículos destinados ao serviço militar, tratores e off road, essa suspensão tem como principal função ligar as duas rodas em um único eixo por meio de uma barra transversal fixada no chassi. Entre as suas principais características, o destaque vai para sua produção feita em materiais rígidos e altamente resistentes;

Suspensão ativa: Sistema que utiliza sensores para coletar dados sobre a via e o veículo a fim de ajustar o movimento dos eixos as imperfeições detectadas. Em outras palavras, a suspensão ativa é capaz de anteceder as irregularidades e se ajustar para amortecer os impactos;

Suspensão MacPherson: Considerado o sistema de suspensão mais simples e leve do mercado, o modelo é composto por molas, braço oscilante, amortecedores e manga de eixo. Mesmo podendo ser instalada tanto na dianteira quanto na traseira do veículo, o equipamento costuma ser encontrado somente na parte eixo da frente.

Suspensão Triângulo duplo: Também conhecida como suspensão duplo A, o sistema apresenta dois braços oscilantes em “V” e uma grande quantidade de peças. Devido a isso, a suspensão triângulo duplo precisa de muito espaço para instalação;

Suspensão Multilink: Inspirada na suspensão triângulo duplo, a multilink apresenta três ou mais braços que realizam movimentos controlados em variadas direções. Além disso, o sistema tem como característica principal uma alta aderência ao solo.

lém dos tipos de suspensão veicular já citados, é possível encontrar sistemas modificados por diversas razões. No entanto, é indispensável lembrar que esse tipo de alteração deve ser feita apenas por um mecânico qualificado no serviço.

Confira, a seguir, uma lista com as suspensões veiculares modificadas mais frequentes:

Suspensão fixa: Muito procurado quando falamos sobre processo de rebaixamento, o sistema é composto por amortecedores capazes de aguentar pressões maiores;

Suspensão a ar: Sistema substitui as molas por bolsas de ar capazes de regular a altura do veículo por controle remoto;

Suspensão de rosca: Muito confundido com a suspensão fixa, o sistema de rosca apresenta um prato regulável no amortecedor para subir ou descer a carroceria.

Quando falamos de veículos como tratores, o embuchamento de eixo realiza outras funções. Em outras palavras, o equipamento é instalado nas esteiras, braços de retroescavadeira acoplados, caçambas, skippers e outros acessórios para facilitar o seu movimento.

Peças da suspensão

Agora que você já sabe quais são os tipos mais frequentes do sistema de suspensão veicular, vamos focar nas principais peças que o compõem e em suas finalidades:

Pneu: É de conhecimento geral que manter a boa condição dos pneus é um fator de suma importância para o sistema de suspensão. Produzidos de borracha, eles têm como objetivo absorver os impactos causados pelo solo;

Mola: Apresentando características flexíveis, as molas são peças produzidas de aço que têm como objetivo sustentar o peso do veículo, manter a carroceria longe das rodas e absorver as irregularidades do solo a fim de garantir conforto para os passageiros;

Amortecedores: Acessório responsável por diminuir o tempo de oscilação das molas e amortecer as vibrações do chassi e das rodas. Por conta de suas funcionalidades, o amortecedor é considerado uma das peças mais importantes do sistema;

Pivô: Também conhecida como junta esférica, a peça tem como finalidade garantir que a coluna da suspensão gire corretamente em torno do seu próprio eixo. Tal acessório possibilita que a caixa de direção seja capaz de movimentar as rodas e executar manobras;

Braço oscilante: Responsável por ligar molas, amortecedores e outras peças que compõem a coluna da suspensão ao chassi. Também conhecido como bandeja de suspensão, o acessório serve como um apoio inferior para o sistema realizar seu movimento oscilatório;

Coxim: Tem como função fixar o amortecedor ao monobloco e receber seus impactos. Produzido de metal revestido com borracha, a peça garante que a coluna da suspensão gire de acordo com o movimento feito com o volante;

Buchas de borracha: Peças utilizadas para impedir o atrito entre os ferros e garantir que a bandeja de suspensão seja capaz de se movimentar sem ruído; Barra estabilizadora: Fixadas nas carrocerias com o auxílio do processo de embuchamento de eixo, o acessório tem como finalidade ligar as colunas de suspensão e transferir a força entre as rodas de maneira semelhante.

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